fbpx

São imensas as indicações da acupunctura, mas a principal procura por parte dos pacientes reside no tratamento de dores, dificuldades para dormir e controlo da ansiedade e de stress.

Tratamentos mais complexos como tumores, problemas de coração, alterações hormonais, entre outros, devem estar sempre acompanhados por médicos especialistas, havendo de necessidade de um trabalho conjunto, quando indicado, para que com a integração das duas medicinas no tratamento do paciente a sua qualidade de vida seja melhor.

Cuidados antes da acupunctura

Antes de se submeter a uma sessão, é importante que a pessoa não esteja em jejum prolongado, comendo pelo menos uma hora antes. Outra orientação é que evite tomar café preto, chá preto, comer rebuçados ou ingerir qualquer coisa que possua corante e que altere a coloração da língua, dado que isto pode prejudicar a avaliação do paciente. É igualmente importante que, não deixe de tomar os medicamentos que usualmente toma.

Como é a sessão de acupunctura

Uma sessão de acupunctura inicia-se com a avaliação energética. Nesta avaliação serão identificadas as causas das disfunções que geram os sintomas na pessoa, através de uma entrevista (anamnese, questionários com diversas perguntas associadas aos hábitos de vida, presença de doenças, histórico familiar, sintomas, queixas, etc) e da observação dos pulsos, da língua, olhos e outras  características, que podem variar conforme a técnica que o profissional irá utilizar.

Depois de identificadas estas causas, os pontos de acupunctura  serão escolhidos, estabelecendo-se assim um protocolo de tratamento e iniciando-se, a inserção das agulhas. Na maioria das vezes a pessoa fica deitada de 20 a 30 minutos com as agulhas, que são esterilizadas e descartáveis. Terminado este tempo, as agulhas são retiradas e as mudanças e melhoras podem ser sentidas tanto imediatamente pela pessoa como apenas após alguns dias, variando conforme cada caso e dependendo da sensibilidade de cada paciente, sendo muito difícil prever um número definido de sessões até o indivíduo receber alta.

Cuidados após a sessão de acupunctura

Muitas vezes, ao fim de uma consulta, são feitas algumas orientações que incluem mudanças em termos de alimentação, rotina, observação e comportamento, relacionadas com o aspecto energético. Desta maneira, o paciente possui mais hipóteses de potencializar e manter os benefícios da sessão.

Se necessita de ajuda, contacte-nos já, e…

…Sorria com saúde!