fbpx

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a acupunctura é uma magnífica ferramenta para manter a saúde dos pacientes ou devolver-lhes a saúde e a qualidade de vida merecidas.

Mas a MTC tem outras técnicas complementares, como a ventosa, a moxabustão, a aurículoterapia, a massagem (Tui-na), a eletro-acupuntura, o tai-chi-chuan, o Ti-kun, a fitoterapia, a meditação, a hidroterapia e as técnicas respiratórias.

Tanto a acupunctura como todas estas técnicas complementares podem auxiliar muito o paciente oncológico no seu processo de tratamento.

Estudos recentes têm comprovado que a acupunctura pode ajudar a modular o sistema imunitário, de modo semelhante ao efeito do Interferon.

Outros estudos têm demonstrado a ajuda aos pacientes com cancro para:

– Diminuir a dor.

– Diminuir ou acabar com os efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia como a náusea, vómito, diarreia, desidratação, entre outros.

– Diminuir o linfedema.

– Melhorar a imunidade.

– Melhorar a disposição e o ânimo.

– Aumentar a alegria de viver.

A proposta de utilizar a acupunctura e outras técnicas da MTC no tratamento dos pacientes com cancro é a de servir como um complemento ao tratamento convencional. Por isso, se precisa de melhorar sua qualidade de vida, procure já um terapeuta credenciado e…

…Sorria com saúde!