fbpx

Dor Aguda

A dor aguda é aquela que surge repentinamente e tem uma duração limitada. Geralmente tem função de alertar o indivíduo para a existência de alguma lesão ou disfunção geral no organismo.

A dor aguda pode ter uma duração prolongada, de até três meses.

De entre as suas causas mais comuns estão as lesões traumáticas (contusões musculares), cólicas intestinais, a dismenorreia (cólicas menstruais), algumas cefaleias, as dores pós-operatórias ou relacionadas a infecções bacterianas (abscessos e furúnculos, otites, faringites etc.), apendicite aguda, infarto do miocárdio agudo (ataque cardíaco), etc.

Quando se manifesta, pode ser um sinal de lesão na pele, nos músculos, nas vísceras ou no sistema nervoso central. Ela liberta substâncias que activam os nervos periféricos e centrais para conduzirem o estímulo até a espinal medula, onde a sensação dolorosa é modulada, e de lá para o cérebro a fim de avisá-lo de que, em determinado ponto, existe um problema. Isso leva a pessoa a adoptar comportamentos com o intuito de afastar ou eliminar a causa da dor.

Por que investir tempo e dinheiro no tratamento da dor aguda?

1) Por causas éticas – para evitar o sofrimento desnecessário causado pelas dores;

2) Para evitar complicações – Ex: se um paciente tiver dores severas depois de uma operação ao peito ou ao abdómen e não respirar suficientemente, poderá desenvolver uma pneumonia.

Dor Crónica

Pode durar entre meses a anos.

Quando a dor aguda evolui para o estado crónico, torna-se um problema de saúde. A dor crónica é causadora de morbilidade, absentísmo e incapacidade temporária ou permanente, gerando elevados custos aos sistemas de saúde, com grande impacto na qualidade de vida do doente e das famílias. Este tipo de dor interfere com as actividades do dia-a-dia, com o sono e está ligada ao aparecimento de depressões, sentimentos de desespero, falta de esperança e de ajuda, assim como a uma reduzida qualidade de vida.

37% da população adulta sore de dor crónica, em Portugal, por isso deve contactar um especialista para o(a) ajudar a tratar de si.

Uma das especialidades que o(a) pode ajudar, especialmente no alívio das dores,  é a Medicina Tradicional Chinesa.

Contacte já um especialista credenciado, e…

…Sorria com saúde!